Reflexões de Aprendizagem

UFCD 0782 - Programação em C/C++

Esta UFCD foi lecionada pela professora Marlene Melo e teve a duração de 50 horas. Iniciamos este módulo com a instalação do Scratch e começamos por criar um jogo interactivo, o qual tinha todo o interesse porque se tornava animado a cada passo que se dava. Aos poucos a professora colocava-nos exercícios novos para adquirimos novos conhecimentos. Foram aulas muito interessantes e animadas. Mas tivemos que partir para novas experiências e chegamos à algoritmia e aí tivemos de aprender matérias que se tornaram difíceis. Aprendemosos tipos de dados; constantes e variáveis; instruções de atribuição; expressões com operadores relacionais e lógicos; algoritmos em linguagem formal e informal; pseudocódigo e fluxogramas; símbolos e convenções usados em algoritmia; escrita e representação de instruções básicas.

A cada aula dada parecia que se tornava mais e mais complicado, fomos aprendendo Estruturas de Controlo - aspetos genéricos, estrutura de decisão SE - ENTÃO - SENÃO. Fizemos a instalação do Java e descarregamos o programaPortugol e passamos a fazer os exercícios práticos no Portugol, relativos à Algoritmia. Passamos à linguagem C/C++ e aprendemos como se fazia a estrutura de um programa. Função main (), Declaração de variáveis e constantes, Tipos de dados, Função Printf () e Scanf (), Instalação de software para construção de programas em C/C++, nomes de variáveis, atribuição de valores a variáveis. Operações com inteiros e reais. Lista de argumentos. Função Scanf () vs Função Getchar ().

Muito haveria ainda para dizer, mas apenas resumo os pontos mais importantes, tenho ainda muito agradecer à professora pela paciência e por todo o empenho na minha aprendizagem, pois neste módulo encontrei muitas dificuldades em perceber algoritmia e a linguagem c/c++. Muito obrigada.

Aldina Vaz


Nesta UFCD aprendemos o início da programação. Os conteúdos abordados foram: Estrutura de um programa em C/C++, Função main (); Dados em C/C++; Variáveis e consoantes; Declaração de variáveis; Tipos de dados; Função printf(); Constantes; Variáveis; Formatação; Sequências de escape; Carateres gráficos; Valores de virgula flutuante; Cadeia de carateres e entrada e saída de dados formatados; Função Scanf (); Códigos de formatação para a função scanf (); Códigos de modificação para a função scanf (); Operador de endereço &; Directiva #define; Funções getche() e getch();Funções getchar().

Artur Pinto


Nesta UFCD começamos por aprender a programar num programa muito divertido que se chama "Scratch" no qual construímos vários jogos. Era muito simples e ficamos com as ideias base para começar a programar. Mais tarde demos algoritmia e só depois começámos a trabalhar em linguagem C. Os conteúdos abordados foram: Estrutura de um programa em C/C++, Função main (); Dados em C/C++; Variáveis e consoantes; Declaração de variáveis; Tipos de dados; Função printf(); Constantes; Variáveis; Formatação; Sequências de escape; Carateres gráficos; Valores de virgula flutuante; Cadeia de carateres e entrada e saída de dados formatados; Função Scanf (); Códigos de formatação para a função scanf (); Códigos de modificação para a função scanf (); Operador de endereço &; Directiva #define; Funções getche() e getch();Funções getchar().

Carlos Teixeira

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora