Placa de Rede
Versão Windows
Desmontar a CPU e desligar o circuito já existente da placa de rede - Colocar um novo circuito integrado na ranhura do PCI da Internet fixa - Clicar no botão Iniciar - Procurar o ícone do Computador - Clicar com o botão do lado direito do rato - Abrir em Propriedades - Clicar em Gestor de Dispositivos. Verificamos que no Windows 7 não existe qualquer tipo de dispositivo deste tipo e o computador não encontrou os controladores para a placa de rede. Neste caso, irá proceder-se à instalação manual através do número de vendedor (vend) e do fabricante (dev). Estes serão procurados num site de ajuda com o endereço: www.pci devices.com.
Depois de ter efetuado uma pesquisa de software pelas indicações recolhidas em cima e verificado que o site é seguro e original da marca da placa de rede, então será iniciado uma descarga de software para a instalação no computador, no Windows 7.
Depois de instalado o programa, realiza-se um
teste para verificar se está a trabalhar devidamente, tentando fazer uma ligação
à rede da Internet da escola.

Versão Linux
Antes de procedermos à instalação da placa de rede temos que verificar se a placa se encontra instalada no Linux. Sendo assim, teremos que proceder à abertura de uma consola no Linux para verificar se o Linux deteta a existência da placa de rede ligada ao computador.
Após a abertura da consola no Linux temos que entrar como
administrador (ROOT), o qual nos vai dar acesso ao sistema onde vamos verificar
a instalação do programa ao executar o lspci.
Verificando que o programa Linux não encontrou o software da placa de rede, teremos então que o instalar, usando o comando apt install. Depois de instalado é só
verificar que a ligação da placa de rede está correcta. Procede-se à ligação via Internet e, ao verificar a correta ligação, pode dar-se como finalizada a
instalação da placa de rede.